sábado, 23 de outubro de 2010

Segmentação de mercado

A divisão de mercado em diferentes grupos homogêneos de consumidores é conhecido como segmentação de mercado.
Ao invés de oferecer o mesmo mix de marketing para clientes muito diferentes, o mercado
segmentação torna possível para as empresas mix de marketing sob medida para o específico mercados-alvo, assim, satisfazer melhor as necessidades do cliente. Nem todos os elementos do mix de marketing são, necessariamente, mudar de um segmento para outro. Por exemplo, em alguns casos, as campanhas promocionais seriam diferente.

O segmento de mercado deve ser:
  • Mensurável
  • Acessível para comunicação e distribuição de canais
  • Diferentes em resposta ao marketing mix
  • Permanente (Não haver mudanças rapidamente)
  • Substancial o suficiente e ser rentável
O mercado deve ser segmentado de várias bases, mercados industriais são segmentados um pouco diferente dos mercados de consumo, como se descreve a seguir

Segmentãção de mercado de consumo
A base para a segmentação é um fator que varia entre os grupos dentro de um mercado, mas que seja coerente dentro dos grupos. Pode-se identificar quatro bases primárias sobre a qual um segmento do mercado consumidor:
  • Segmentação geográfica
    • É baseada em variáveis regionais como uma região climática, desnidade populacional e taxa de crescimento de uma região
  • Segmentação demográfica
    • É baseada em varáveis como idade, genero, etinia, educação, ocupação, renda ou classe social
  • Segmentação fisíca
    • É baseada em variáveis como autitudes, estilos de vida
  • Segmentação comportamental
    • É baseada em valores como padrões, sensibilidade a preço, lealdade a marca e benefícios.
A base ideal sobre o qual o segmento de mercado dependem de situação particular são determinados por pesquisa de mercado, tendências de marcado e julgamento.

Negócios de segmentação de mercado
Embora muitas das bases de segmentação do mercado consumidor podem ser aplicados a
empresas e organizações, a diferente natureza dos mercados de negócios, muitas vezes leva
à segmentação nas seguintes bases:

  • Segmentação geográfica
    • Com base em Varáiveis regionais, tais como concentração de clientes, taxa de crescimento industrial regional e fatores macroeconomicos internacionais.
  • Tipo de cliente
    • Com base em fatores como o tamanho da organização, a sua posição da indústria, na cadeia de valor, etc
  • Comportamento de compras
    • com base em fatores como a lealdade aos fornecedores, uso de padrões e tamanho.
PErfil dos segmentos
Os segmentos de mercado identificados são resumidos por perfis, muitas vezes, um nome descritivo. A partir destes perfis, a atratividade de cada segmento pode ser avaliados e um segmento de mercado-alvo selecionado.

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