quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Exemplo de plano de negócios

Página de título
Nome da empresa
Data
Informações de contato


I - Sumário Executivo
Um resumo do plano de marketing de alto nível informando em poucas palavras, objetivo do plano.


II - O Desafio
Breve descrição de produtos a serem comercializados e respectivas metas, tais oomo números de vendas e metas estratégicas

III - Análise da situação
Análise da empresa
Goals
Foco
Cultura
Pontos Forte
Pontos fracos
Market Share (Veja postagem sobre o assunto)



Análise do cliente
Quantidade de clientes
Tipo de clientes
Valores por cliente
Processo de decisão
Grupos estratégicos

Análise da concorrência
Posição no mercado
Pontos Fortes
Pontos Fracos
Market Share
Colaboradores
Fusões
Distribuidores
Canais

Clima
Análise Macro ambiental - (Veja postagem sobre o assunto Pest análise)
Análise político Legal
Ambinente economico
Ambiente Sócio Cultural
Ambiente tecnológico

PFOA (Veja postagem sobre SWOT/PFOA)
A Análise PFOA (SWOT) no ambiente de negócios pode ser realizada através da organização de fatores ambinetais como segue:
Atributos internos - A empresa, ela pode ser classificada em pontos fortes e fracos
Atributos externos - Pode ser representado por oportunidades e ameaças


IV - Segmentação de mercado (Veja post detalhado sobre o assunto)
Apresentar uma descrição da segmentação do mercado como segue:
Segmento I
Descrição
Percentual das vendas
O que o mercado procura
Como eles usam os produtos
Requisitos de suporte técnico
Como atingi-lo
Sensibilidade ao preço

Segmento II
Descrição
Percentual das vendas
....
;....

V - Alternativas das estratégias de Marketing
Listar e discutir as alternativas que foram consideradas antes de chegar à estratégia preconizada. Alternativas poderiam discutir descontinuação de um produto re-branding, posicionamento de produto (Veja postagem sobre posicionamento de produto) como um prêmio ou valor do produto, etc.

VI - Seleção das estratégias de Marketing
Listar e discutir as alternativas que foram consideradas antes de chegar à estratégia.discuta por que a estratégia foi selecionado, tomada pela decisão do mix de marketing (4p's) de produto, preço, local e promoção.
  • Produto
    • A decisão do produto deve ser considerada as vantagens do produto e como eles serão alavancadas Decisão de produtos devem considerar
      • Força da marca
      • Qualidade
      • Scopo da linha de produto
      • Garantia
      • Embalagem

  • Preço
    • Discussão de estratégia de preço, expectativa de volume e decisões para seguir variáveis de preço
      • Preço de lista
      • Descontos
      • Valor agregado
      • Condições de pagamento
      • Opções de financiamento
  • Ponto de venda
    • Variáveis de decisão incluem
      • Canais de distribuição, tanto diretas, como revendas, distribuidores e intermeidários
      • Motivação do canal, como Margem de contribuição
      • Critério de avaliação de distribuição (políticas de distribuição)
      • Localização
      • Logisticas (transporte, centros de distribuição, administração de pedidos
  • Promoção
      • Propaganda, incluindo quanto e qual midia
      • Relações publicas
      • Programas promocionais com os canais de venda
      • Budget determinando o ponto de equilíbrio e despesas adicionais
      • Projeção de resultados e programas promocionais
VII - Promoções de curto e longo prazo
A estratégia selecionada, os efeitos imediatos e resultados esperado a longo prazo, as ações especiais necessárias para alcançá-los. Nesta seção pode checar as previsões de receitas e despesas, bem como os resultados da análise ponto de equilíbrio.

VIII - Conclusão
Sumário de tudo o que foi descrito e previsto acima

Apendix
  • Cálculos de tamanho de mercado (Análise de Market Share)
  • Comissões
  • Margem de contribuição
  • Custo de mercadoria vendida
  • Análises de ponto de equilíbrio
  • Despesas
  • Pesquisa de Marketing (Veja post abaixo)
  • etc, etc;

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